sexta-feira, 17 de junho de 2016

Brasil: por que não?

Oolá!


Cá estou eu pra mais uma postagem, e hoje quero falar da relação dos escritores de amor e ódio com seu país.

Campanha da época da ditadura.




Então vamos lá.

Brasil é um país enorme. Não só em tamanho - o quinto maior país do mundo - como também em tudo o que se relaciona a ele. Do Oiapoque ao Chuí, temos muito aqui dentro, desde uma cultura incrivelmente rica até a natureza variada.
Mas, por algum motivo, os escritores tendem a sair daqui.
Antes que me digam - 'Ah, mas somos livres para fazermos qualquer coisa' - Sim, somos.
'O Brasil é ruim' - Tem suas desvantagens, concordo
'País X é muito melhor' - Entendo de onde vem sua opinião.

Porém, como dizia minha professora de física do colegial - e o Jack Estripador - Vamos por partes.

Vou tentar me manter aos gifs nacionais nesse post

Por meio deste post, não quero dizer de nenhuma forma que um escritor é obrigado a escrever algo aqui no Brasil. Vamos deixar isso bem claro.
No entanto eu me pergunto sempre - por que não?

Nos tempos de folga, leio uma coisa aqui e outra acolá no Wattpad e outros sites, como o Nyah e o Social Spirit.
Tem coisas boas, coisas não tão boas, e por aí vai.
Só que eu vejo muitas histórias que se passam lá fora.

De novo, não tem problema nenhum sua história se passar lá fora. Mas pense bem: por que não aqui? Só porque é o Brasil?
Se dá pra se passar aqui, qual o problema no fim das contas?

Porque lembre-se que ter uma história em outro país não é só colocar algo como "É muito frio em Londres" e pronto, acabou.

Ambientação e veracidade dos personagens é o que acaba faltando, afinal quando você escolhe não usar seu país de origem e, muitas vezes um país que você não visitou, coisas podem se perder.

Exemplo:
Uma histórias que se passam nos EUA, duas pessoas acabam de ser apresentadas e se cumprimentam com um beijo no rosto.

Erm... não
Sério mesmo. Não. Se você é muito amigo da pessoa isso pode acontecer. Fora isso as chances são mínimas e ainda pode rolar algo constrangedor mais ou menos assim:

Não consegui fugir dos gringos
Acredito que seja algo cultural. Se a história se passa com latinos, isso já muda, pois eles são mais receptivos e tais cumprimentos não são incomuns.

Outro exemplo:
No Canadá, uma pesspa andando com blusas de frio logo depois de falar que está 20°C.


Façamos sentido. Com 20 graus eu que só moro no sul do Brasil, estou no máxmo com uma blusa fina. No Canadá os caras chamam isso de verão.

Dá pra nadar de boa

Se a história precisa de neve, obviamente o Brasil não se encaixa como um bom cenário.
Mas é uma história de adolescentes no colegial, numa cidade relativamente grande, sem nada que se ligue a cenário. Dá pra se passar em São Paulo, no Rio, em Salvador, em Pato Branco. Por que, de tantos lugares, muitos escritores ainda preferem Londres, Nova Iorque, Berlin?

"Porque eu quero"
E, é claro, isso é uma resposta aceitável.
Só que, quando isso é aprofundado, ou seja, quando você realmente conversa com a pessoa sobre isso, acaba sendo algo como "Porque o Brasil é uma bosta".



Nós, brasileiros, temos esse problema. Tudo de fora é mais bacana, é melhor, as pessoas são mais bonitas, mais cheirosas, mais isso, mais aquilo.
E não, não é.
Temos muita coisa bacana que vale a pena ser explorada.
Se não quiser se aprofundar em pesquisas, use o que você conhece, fale das praias de Florianópolis, dos parques de Curitiba, das construções do Recife.
Não quer dar nome aos bois? Não cite a cidade. Ou então, crie a sua!
Só não ache que é necessário que sua história se passe nas gringa para que ela seja boa ou bacana.
Também não é necessário falar de favela pra se passar por aqui, nem ter funk ou sertanejo.

O melhor do Brasil é o brasileiro

É muito mais simples ambientar uma história num local que te faça sentido. Principalmente para quem está começando, trabalhar com um cenário que é familiar pro autor pode ser prazeroso.

Claro, se você realmente acha que o Brasil não combina com sua história, escolha um local bacana, faça pesquisas, leia blogs que mostram brasileiros lá, pois eles vão se atentar a coisas que são normais aqui que lá não é e vice e versa.

Como alguém que já morou fora já cruzei com situações assim. Eu, pessoalmente, adorava donuts, mas os deuses que me livrassem comer um cupcake com creme de manteiga de cobertura. Era nojento, pesado, era basicamente manteiga com açúcar, e todo mundo que trabalhava comigo adorava isso.

O feijão, lá, era doce. Sim, temperado com açúcar.
Compramos um feijão pronto porque não tínhamos panela de pressão em casa e fomos comer com a maior vontade do mundo.
E era doce.

Ficamos as quatro se encarando pensando isso.

No fim demos o feijão doce pro nosso vizinho americano, que disse que não era ruim.
Obviamente ele nunca comeu uma feijoada pra saber o que é feijão bom.

Então são coisas que se acumulam e, se você tem planos de publicar, uma editora vai ver isso. Claro.
Se publica só por diversão, seus leitores também podem ver e te criticarem
"Eu não me importo" - ótimo! (Já é uma pessoa melhor que eu)

Faça algo que você goste, sempre, mas quando for ambientar uma próxima história, coloca a mão na consciência e pensa: Por que vou ambientar essa história neste lugar?
Faz sentido meus personagens se cumprimentarem de x jeito nesse país?
Alguém desse lugar acharia estranho ver duas fazendo x coisa?
Ambientação é importante.



No fim, é só fazer funcionar.



É isso, beijos!

Diva é diva!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Widgets