segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Minha experiência com piercings na orelha

Bom dia!

Vou começar esse ano com uma postagem diferente, quero falar sobre piercings!

Jovem experimentando brincos, Rembrant
Fonte: abc.net.au


Orelha furada muita gente tem, é bem comum hoje em dia, tanto pra homens como pra mulheres.

E piercings? Quem tem? Quem tem vontade mas não tem idéia de como cuidar? Ou de como é?

Vou contar minha experiência com meus furos:

Tragus:



Como é chamado o furo nessa cartilagem mais próxima à bochecha. Eu tenho um desse (foto mais pro fim do post) e me disseram que era de longe o que mais doía, que saia sangue e era um horror. Falo, por mim, que foi bem tranquilo. Como são, pelo que me foi dito, três camadas de cartilagem e é bem perto do canal auditivo, o barulho é bem alto e até assusta dependendo do quão concentrado a pessoa esteja.
Quando eu furei coloquei a argolinha por facilitar a limpeza (ser mais fácil de girar), e depois troquei pela haste, assim como este da foto. No entanto, é um trabalho quase homérico pelo menos pra mim abrir e fechar quando é necessário. Quando fui operar não consegui tirar e nenhum dos enfermeiros também, então antes de começarem a cirurgia (eu já estava anestesiada) eles tiraram com um alicate e devolveram pra minha mãe numa sacolinha (pois é). O bom da haste é que não enrosca no cabelo, é um detalhe bonitinho e tudo mais.

Industrial:



Também conhecido como transversal, esse era o tipo de piercing que eu queria ter desde meus 14 anos. Na época, comentei com a minha mãe (porque precisava de autorização) e ela nem cogitou a idéia, disse que preferia que eu fizesse uma tatuagem do que fizesse um transversal, porque iria rasgar e apodrecer minha orelha.
Aceitei o que consegui - e tenho uma tatuagem no pé - mas não desisti da idéia e, quando eu fiz 18 anos e estava bem longe eu furei o transversal e o tragus no mesmo dia. Mostrei pra ela por skype depois, mas aí ela nem falou nada, disse que ficou bonitinho.
Mas como língua de mãe tem um poder absurdo, coisas aconteceram.
Eu bati a orelha quando fui entrar num carro.
Quantas vezes uma pessoa faz isso na vida? Olha, eu não me lembro de nenhuma vez disso ter acontecido comigo, a não ser duas semanas depois que eu furei os piercings.
É, minha orelha 'rasgou'. Não foi uma coisa horrorosa, fez um corte pequeno pra trás no furo debaixo do transversal, mas já me deu trabalho. Sem contar que doeu HORRORES por algumas horas.
Não quero assustar ninguém, mas sim contar que pode acontecer com qualquer um, como aconteceu comigo.
Mas como sou brasileira e não desisto nunca, não tirei o piercing. Tive que ter o triplo do cuidado normal, eu tirava a joia todo dia, limpava os furos com um algodão umedecido com água morna e sal, depois passava sabonete anti-séptico antes de colocar o piercing de volta no furo.
Foi um mês fazendo isso todo santo dia, no fim das contas deu certo - e não tive queloide.

Cuidados:


Todo piercing inspira cuidados, e os dois que eu fiz eu tive a mesma rotina de limpeza: ao chegar do trabalho, eu passava sabonete anti-séptico todas as noites e girava a joia, para que a mesma não grudasse, conforme me ensinaram no lugar onde eu fiz os meus.
Os furos na cartilagem demoram de 2 a 12 meses pra cicatrizar por completo, mas normalmente depois de um mês já começa a se ver os resultados, não dói mais, não fica inchado, e até dá pra dormir encima da orelha furada, coisa que parecia um sonho no dia que se faz o piercing.
Evitar nadar no mar é uma recomendação por causa da sujeira da água, pode causar infecções, principalmente nos primeiros quinze dias, então se for pra praia no dia seguinte, segura o furo pra quando voltar, senão além da dor atrapalhar as férias, o risco de pegar uma infecção não é bacana. Eu sei o trabalho que eu tive pra cuidar da minha orelha pra não infeccionar porque eu trabalhava num restaurante, então era gordura pra todo lado o tempo todo. Na dúvida, evite situações de risco, como mar, piscina, lugares sujos no geral.

Alimentação:


Muita gente diz - não coma fritura, não coma carne de porco, chocolate, iogurte, banana, torresmo -entre várias outras coisas porque favorece infecções.
Eu - aqui eu digo por mim - comia bacon e batata frita quase todo dia depois que eu furei e, apesar do susto com a trombada auricular, não tive problemas. Uma conhecida minha que seguiu a risca tudo certinho teve queloide.
Então, no fim das contas, vai da genética e do corpo de cada um.
Se já teve problemas, evite.
Se sabe que não, coma de tudo.
Na dúvida: evite.


Mas o que é queloide?

Queloide é aquela bolinha que forma quando a cicatrização ocorre 'errado', na verdade o corpo exagera na cicatrização e fica uma marca em alto relevo. Pode acontecer em qualquer corte profundo, desde uma cirurgia até um brinco.
Também varia de organismo pra organismo, algumas pessoas tem pré disposição para ter queloide, então se você tem, o cuidado é dobrado.


"Fez queloide no meu piercing, e agora?"
"Como tirar o queloide?"

Algumas pessoas conseguiram fazer o queloide diminuir e até sumir com uma pomada redutora de cicatrizes, outras só com cirurgia. No fim das contas, procurar um médico especializado é a resposta.
O queloide pode sair sozinho sem fazer nada também, varia de corpo pra corpo.
Tem que cuidar pra não aparecer, por isso toda a limpeza, evitar certas comidas e a água do mar ou da piscina.

"Furei ontem e estou com uma bolinha SOCORRO DEU QUELOIDE"

cALMA MIGA SEGURA ESSE FOGO.
É normal inchar um pouco principalmente nos primeiros dias depois do furo, então faça limpeza certinho e observe. Se ela não sumir sozinha com o tempo, de quinze a uns vinte dias, aí é sinal pra se preocupar.
Mas claro, isso se nada acontecer. Comigo, uma bolinha surgiu depois que eu meti a orelha no carro, no entanto depois de muito cuidado e muita limpeza, ela desapareceu sozinha.

"AMOSTRA AS ZOREIA"


Minha orelha.
Fonte: Eu e minha câmera.

Meus dois furos no lóbulo e meus piercings, o transversal e o tragus.

Como última historinha, vou contar o motivo de ter uma bolinha prateada e outra azul.

É muito normal perder as bolinhas de piercing, sério mesmo. Elas soltam sozinhas e somem na cama e você nunca mais vê, acho que tem um limbo onde todas as bolinhas perdidas se encontram, porque não é possível um teletransporte desse jeito.
De qualquer forma, eu já tinha perdido uma bolinha e como não sabia onde comprar uma nova, fui num estúdio de tatuagem e lá eles vendiam por 5 reais cada uma (caríssimo pra mim). Comprei e fiquei, beleza. Meses depois, perdi a caramboluda de novo. Como era meio da semana e o piercing ainda não estava cicatrizado pra eu poder ficar sem, eu prendi a base com uma borracha (escolar mesmo, piquei um pedaço e coloquei na haste) pra segurar até eu poder voltar no estúdio e comprar mais uma.
Nesse meio tempo eu cruzei com um amigo que tinha algumas sobrando e me deu essa, além de ter me explicado que nessas lojas de coisas chinesas eles vendem uns kits com vários piercings com bolinhas diferentes por dois, três reais (na época).
Ae comprei um e deixei de reserva e, no fim das contas, já dei duas bolinhas de piercing pro meu namorado, mas nunca usei nenhuma.

Vale a pena ou não?

Eu acho que sim. É lindo, charmoso, delicioso.
Dói? dói.
Mas vai da vontade de cada um, entender o cuidado e o trabalho que dá, não é só furar e largar, rezando pra que dê tudo certo.

Dicas:

A primeira dica que eu dou é: se você furou a pouco tempo, cuidado ao entrar em um carro. Experiência própria.
Se for numa cabeleireira, lembre-se de avisar. Algumas são animadas e metem a escova, então se o piercing for recente, vai doer com a força de mil sóis. Depois de 100% cicatrizado não incomoda mais.

Bom, é isso.

Se tiver dúvidas, alguma pergunta específica, quiser contar uma história ou amostrar as zoreia, comentem :)

Beijos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Widgets