quinta-feira, 28 de maio de 2015

Sobre como o meu cabelo ficou azul.

Buenos dias!

Meu cabelo é azul. Ou melhor, ele contém azul. Na parte de baixo, pelo menos, eu, depois de muitos anos na vontade, decidi descolorir e pintar de azul.
"Mas enrolou tanto por quê?"
Porque eu curtia muito a cor do meu cabelo. Antigamente ele era beeem claro e bonitão, mas hoje ele escureceu bastante e tá naquela cor de bosta, um loiro escuro meio castanho cocô, e eu já não tava curtindo tanto.




A idéia era fazer algo bem menos radical, então eu pensei em fazer ombré hair, issaqui pra quem não conhece:


Ae liguei pra minha cabeleireira, porque né, minha coordenação motora não me permite chegar a esse nível, e perguntei quanto ela cobrava. Ela me disse 150 dilmas, porque meu cabelo é enorme (e é mesmo, mais ou menos do tamanho dessa menina da foto). Já falei 'nooossa, meu cabelo vai continuar tosco forever desse jeito". Está caro pra mim. Entendo que sim, ela cobra o preço dela pelo tempo de treinamento, estudos, atendimento, etc etc. Mas para mim, nesse exato momento dificílimo da minha vida, monetariamente falando, não há fundos pra gastar 150 pila com cabelo, por mais bonito que seja.
Enterrei a idéia.
Tempos depois, conversando com uma amiga que está com o cabelo de várias cores, entre tons de azul, verde e roxo, todos bem escuros, perguntei como ela fez aquilo, e ela me disse: Violeta Genciana e Azul de Metileno. A violeta eu até conhecia, mas nunca tinha ouvido falar no tal azul de metileno. Perguntei como ela fazia mais por curiosidade do que por vontade de fazer igual, e vi que era até relativamente simples, algo que até alguém com o meu nível de habilidade manual podia fazer. 
O pequeno tutorial (1 de 10 elevado a 798745448 potência que você encontra no google):

A primeira coisa é: descolorir o cabelo.
Não, não pega sem descolorir, a não ser que seu cabelo seja loiro claro natural.
Pra essa parte é necessário:

Pó descolorante (de preferência azul, pra não deixar amarelado)
Água oxigenada (eu usei de 30 volumes)

Por que descolorante azul?
Pro cabelo não ficar amarelado, mas isso depende de que cor se quer pintar. Como eu fui pro azul, as aulas do pré primário me lembram que azul + amarelo = verde, e essa não era a cor que eu desejava.

Misturar tudo e, recomendado que com luvas (pra não dar uma alergia or so), ir passando no cabelo em mechas finas, começando das pontas (que demoram mais pra descolorir) até a raiz (que descolore bem mais rápido). É recomendado que o cabelo esteja sujo, porque daí não zoa tanto ele, mas é opcional. Tem gente que fica uma semana sem lavar o cabelo pra descolorir, eu mesma fico de um dia pro outro.

Por que mechas finas?
Porque senão o cabelo parece loiro descolorido lindinho, ae você abre a mecha e ele tá escuro como o fogo do inferno no meio, e isso caga toda a descoloração.

Deixar agir pelo tempo necessário. Já ouvi muito falar que realmente não pode passar dos 45 minutos que não faz diferença no tom, só caga mais o cabelo. Eu deixei uma hora just in case. Ainda tô aprendendo sobre isso tudo.
Depois de dar o tempo, tirar o descolorante do cabelo só com água e o do restante que tava no rosto, no braço, etc etc, vem a parte de colorir. Não recomendo nem pentear muito o cabelo nessa hora que vai estar bem triste, dependendo de quantos tons ele abriu.

Pra colorir é necessário.

Creme de cabelo branco (Recomendo um bem bacana, pra já dar uma recuperada na caca que o descolorante faz, eu uso o da Gold de Óleo de Argan, que pelo menos diz ser pós química - e não é tão caro)
Azul de Metileno (AM) (aqueles de farmácia que é antiséptico, não pode o químico, que faz mal)
Violeta Genciana (VG)

Por que o creme branco?
O creme não tem que ser branco, mas com o creme branco é mais fácil acertar a quantidade de azul que tem que por pra chegar no tom que se quer.

Por que violeta genciana?
Porque a violeta faz com que o cabelo desbote pro azul claro, não pro verde musgo horroroso. Se coloca apenas algumas gotinhas, nada que realmente vá alterar o tom. A não ser que se queira um azul puxado pro roxo, ae vai de acordo com o que se quer.

O preparo do AM e da VG
Tanto o AM quanto a VG contém alcool em sua composição, e isso resseca o cabelo demais. O truque pra isso não acontecer é deixar o alcool evaporar de duas maneiras:
1- Deixar o frasquinho aberto de um dia pro outro. Se tiver frio, leva mais tempo.
2- Esquentar um pote com água e colocar o frasquinho destampado dentro, tipo um banho maria. 
Depois o cheiro do alcool some, e se pode usar com, pelo menos, menos medo de ressecar o cabelo.

Violeta Genciana e Azul de Metileno ressecam/estragam/fazem mal pro cabelo?
Não, não faz. O que estraga o cabelo é descolorir. Isso realmente dá uma zoada boa no cabelo.

Depois de preparado, ir colocando o AM  no creme devagar e mexer, até chegar no tom que se quer. Adicionar algumas gotas de VG (Violeta Genciana) e mexer até o roxo ter quase sumido.
Separar mechinhas finas que nem antes, pra não ficar azul por fora e loiro no meio, e ir aplicando o creme. Não faz diferença se se aplica das pontas ou da raiz, só que normalmente fica mais nítida a cor na raiz porque ela descolore bem mais (No meu caso meu cabelo ficou azul bic na raiz e um azul mais turquesa pras pontas).
Deixar o tempo necessário pra pegar a cor e tirar só com água. 
Esperar secar pra notar se o tom é o que queria ou não. Caso não, repetir o processo com o creme.
Pro cabelo ficar bem azul, eu gosto de fazer uma mistura de VG + AM + água, que nem se faria no creme, coloco num pote e mergulho o cabelo. Ele absorve mais puro e pega um brilho azul bem bacana
O meu resultado final eu vou postar quando eu tiver meu celular de volta.
Mas tem aqui o resultado do meu teste de mecha, as únicas fotos que fiz backup:




Esse é meu método. Certeza que se tem um bilhão e meio de tutoriais diferentes na net, também obviamente dá pra se arriscar com muita coisa diferente talvez.
Bom, é isso.
Um beijo e um queijo. (Tô com fome)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Widgets