terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Resenha: O Coração do Leão e O Leão Ferido, por Mia Sheridan

Oolá !



Primeiramente, feliz ano novo!
Mais um aninho de Naturalmente Nerd :D
Eu sei que vão me dizer que livros de romance chicklit não são lá muito nerds, mas eu li e quero fazer resenha e é isso que importa !
Ano novo, leituras novas sim
Oolá 
Eu acabei lendo os dois num dia só, e como os dois são a mesma história sob pontos de vista diferentes, resolvi que falaria deles juntos.
Então, vamos lá?


Informações Básicas: 

Título: O Coração de Leão
Título Original: Leo
Capa coração de leão
Capa brasileira de "O Coração de Leão"
Série: Signos do Amor, ou Sign of love, em inglês
Autora: Mia Sheridan
Editora: Editora Arqueiro
Número de Páginas: 208



Sinopse: Evie e Leo se conheceram ainda crianças, em um lar adotivo, e logo se tornaram grandes amigos. Com o tempo, a amizade se transformou em uma paixão avassaladora, e eles juraram ficar juntos para sempre.
Quando Leo foi inesperadamente adotado na adolescência e teve que se mudar para outra cidade, prometeu a Evie que entraria em contato com ela assim que chegasse lá e que voltaria para buscá-la quando ela fizesse 18 anos. Mas ele nunca mais deu notícias.

Oito anos depois, apesar das circunstâncias, Evie conseguiu dar a volta por cima. Tem um emprego, amigos e está feliz. Então, de repente, um homem chamado Jake Madsen surge em sua vida, alegando ter sido enviado por Leo para saber como ela está.
Evie não consegue evitar a atração que sente por esse homem sensual e misterioso. Mas será que ela pode confiar em um estranho? Ou será que ele está guardando um segredo sobre sua real ligação com Leo e os motivos que o levaram a sumir de sua vida anos atrás?

Título: O Leão Ferido
Título Original: Leo's Chance
Capa brasileira de "O Leão Ferido"
Série: Signos do Amor, ou Sign of love, em inglês
Autora: Mia Sheridan
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 240
Sinopse: Leo se apaixonou por Evie quando os dois ainda eram crianças, no lar adotivo temporário em que viviam. No futuro difícil que parecia guardado para ele, a única certeza de seu coração era que nada jamais o afastaria daquela garota. 
Mas, na adolescência, ele foi adotado e teve que se mudar para outra cidade. Durante oito anos eles ficaram afastados contra a vontade e, nesse tempo, Leo precisou superar muitos obstáculos – sobretudo os problemas criados pela mãe adotiva – para se tornar o homem que merecesse Evie e pudesse finalmente buscá-la. 
O reencontro, porém, não foi fácil e Leo teve que se esforçar para se reaproximar de Evie, reconquistar seu amor e, com sua ajuda, deixar para trás toda a tristeza de uma infância de abandono. Em O coração do leão, Evie narrou seu lado desse romance. Agora, em O leão ferido, é a vez de Leo contar tudo o que lhe aconteceu e revelar o desfecho dessa história de amor.



Capas originais
Vou começar pelo primeiro livro, O Coração de Leão.

A história começa com Evie, uma garota de 14 anos e Leo, com 15, trocando juras de amor e as selando com um beijo. Naquela noite, em Cincinnati, os dois se separaram com a promessa de que Leo escreveria sempre e voltaria para buscá-la em seu aniversário de 18 anos.
Oito anos depois e nenhuma notícia do garoto, Evie se encontra sendo perseguida por um estranho muito sexy, que não é nada discreto. Ela o confronta e descobre que ele é Jake Madson, um amigo de Leo.

Ele suspira e diz: "Leo morreu em um acidente de carro no ano passado. Éramos amigos, companheiros de equipe na escola. Todos nós pensamos que ele poderia melhorar em alguns dias, mas ele não o fez. Nós o visitamos juntos e ele me puxou de lado e me contou um pouco sobre você. Ele me fez prometer que verificaria você, tivesse certeza de que você estava bem, que estava em um bom lugar, feliz. Ele sabia que eu estava mudando para cá para trabalhar na empresa do meu pai, e que seria fácil para eu checar você em pessoa."
Apesar do sentimento de tristeza pela perda de seu amigo Leo, Evie sente que ele não merecia mais um lugar em sua vida, visto que ele não entrara em contato quando tinha prometido. Os dois se despedem, mas, insistente, Jake volta no dia seguinte e a chama para um encontro.

Então a história se desenrola, mostrando o ponto de vista de Evie em sua vida atual e no passado, contando suas memórias de quando conheceu Leo e do tempo que passaram juntos nos lares adotivos.

Gifs de beijo porque não tem mais nenhuma imagem pra mostrar :P
Vou começar dizendo que adorei a história. Sim!
Como disse, li os dois livros num só dia.

Dito isso, agora vem a crítica.

A narrativa é um pouco pobre. Em defesa da autora, Mia melhora muito até seu quarto romance, A Voz do Arqueiro (que eu li antes desse, mas preferi manter a ordem original nas resenhas). Porém, nesse ainda vemos alguns problemas que podem incomodar um pouco, como, talvez, a construção da personagem Evie. Já falarei disso de novo.

O livro é cheio dos típicos diálogos melosos e que dificilmente seriam ditos por seres humanos fora das páginas de um romance. É um exagero de detalhes que uma pessoa normal não usaria ao falar a mesma coisa. Porém, é de se esperar, pois o livro é exatamente isso: um romance.

Há cenas de sexo - então o livro não é recomendado para menores de idade. Elas são bem desenvolvidas, pois parece sexo entre duas pessoas e não algo digno de filme pornô como se vê em alguns livros, que dura a noite toda numa quarta feira com duas pessoas que teoricamente, acordam cedo e trabalham o dia todo.

Algo que eu gostaria realmente de parabenizar a autora é: ela fez sua pesquisa. O tema abordado nessa história e também em O Leão Ferido não é um tema fácil e foi bem trabalhado pela trama. O que ela cita sobre o comportamento de Leo é condizente com vítimas em situações semelhantes.

As coisas se desenrolam um pouco rápido demais, até mesmo para um livro. No primeiro encontro, eles jantam. No segundo, Evie dorme com ele.

E isso que eu quero criticar um pouco. Evie viveu no sistema durante um pedaço de sua infância e sua adolescência toda, até finalmente sair ao se tornar uma adulta. Ela foi mal tratada por diversas famílias - adotivas e biológica - porém, apesar de não ter se tornado uma pessoa dura, o que é de se esperar em alguém na sua situação, ela parece um pouco mole demais.

Não falo de seu jeito doce e amável - que é até relevável - mas de certas coisas como essa cena:
"Você é minha agora, Evie. Diga isso." Ele sussurra. Minha mão se acalma e olho nos olhos dele.
"Eu sou sua, Jake." Eu sussurro de volta.
Contexto: É o segundo encontro deles e eles transaram. Evie e Jake se conheceram há uma semana, sem contar as duas semanas que ele passou stalkeando-a. Repito: ele a perseguia apenas sete dias antes disso.

Se fosse uma pessoa normal, sua reação seria algo mais ou menos assim:

Na vida, somos todos Chloe.
Eu, pessoalmente, me levantaria, colocaria minha roupitcha e iria correndo para as montanhas, o mais longe possível desse maluco possessivo.

Uma representação gráfica da minha reação
E, de novo, Evie viveu no sistema. Ela viu sua mãe ser usada, ela viu incontáveis histórias de violência doméstica nos abrigos em que viveu e, ainda assim, Evie se abre toda faceira com uma promessa de amor verdadeiro do primeiro cara que dormiu com ela. Não é algo muito crível.

Apesar disso, você torce para que os personagens fiquem juntos. E, por mais que Jake pareça ser um cara legal, eu me peguei perguntando sobre quando Leo daria o ar de sua graça - porque sua história inicial se acumula com várias outras que não soam tão verdadeiras, então há uma desconfiança sobre as verdadeiras intenções de Jake.

E, no final, vemos todos os pontos se ligarem. Há a redenção do menino Leo, uma resposta para Jake e felicidade para Evie.

Meu coração faz doki-doki
O Leão Ferido conta a história do ponto de vista de Leo e vem mostrar um pouco de suas razões pelas quais o garoto não voltou para o aniversário de 18 anos de seu antigo amor.

Apesar de cometer os mesmos erros que o primeiro volume, o que eu aprecio é que não é simplesmente a mesma história com pontos de vista diferentes. Há cenas que Evie cita como apenas conversas, já que, para ela, não são algo que deva ser citado, e que é narrado por Leo e vice-versa.

Certas coisas, novamente, não são críveis. Ele não trataria a filha de um parceiro de negócios - e possível herdeira do mesmo - de sua empresa mal como ele trata Gwen. Não diria coisas tão pesadas para ela e, ainda assim, a garota volta no dia seguinte, como se nada tivesse acontecido e louquinha para uma tarde de sexo.

Assim como em "O Coração de Leão", a história se passa no presente, mostrando Leo tentando reconquistar Evie e se redimir pelos erros do passado, enquanto mostra seu passado não tão antigo, seu acidente de carro e idas ao psicólogo para ajudá-lo a superar um trauma.

É difícil me aprofundar muito no roteiro de "O Leão Ferido" sem dar spoilers do livro anterior, então apenas digo que, caso tenha se interessado pelo primeiro livro da série, o segundo também vale a leitura.

Em Resumo?


Se você está com duas horas sobrando em uma tarde chuvosa e quer apreciar um livro e tomar uma bebida quente, leia "O Coração de Leão". É uma leitura rápida e gostosa com um final bacana que fecha enredo. Porém, não pense muito, senão alguns pontos podem te desanimar a continuar.

Se tiver duas horinhas a mais, continue para "O Leão Ferido". Ver a história de Leo faz sim diferença, sem contar que ele é um ótimo narrador 

 "Oh Deus!" Eu gemo e sua mão diminui o ritmo. Será que vai ser sempre assim com ela? Puta merda.
Vou morrer quando chegar aos trinta e dois anos. Mas que caminho maravilhoso a percorrer. Morte por orgasmo. Ele gozou com tanta força que ele teve um aneurisma. Filho da mãe sortudo.

Confesso que me pegou desprevenida

Nota:   

Os livros são bem bacanas e não é possível não se apaixonar pelos personagens. Eu li em um dia e recomendo 

Então é isso, até a próxima.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Widgets