segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Resenha: Animais fantásticos e onde habitam, o filme

Olá !

poster Newt Scamander
Poster do filme.


Nome: Animais Fantásticos e Onde Habitam
Nome Original: Fantastic Beasts and Where to Find Them
País: EUA e Reino Unido
Duração: 133 min.
Classificação: 12 anos
Estreia: 17 de Novembro de 2016
Direção: David Yates
Elenco: Katherine Waterston, Eddie Redmayne, Colin Farrell, Ezra Miller , Jon Voight, Samantha Morton, Ron Perlman

Animais fantasticos e onde habitam

Harry Potter deixou saudades. Os sete livros foram parte da minha adolescência e eu carrego um pedaço disso até hoje comigo. Mas o universo era muito maior do que só o "garoto que sobreviveu" e, depois de cinco anos desde o lançamento do último filme da saga, a Warner trouxe um novo filme que se passa 70 anos antes do que conhecemos com o bruxo e seus amigos.

Eu gosto bastante de ir ao cinema com apenas uma noção básica da história. No caso, eu não li o livro - e, pelo que me contaram, não tem relação com o filme - e tinha visto apenas o trailer em minhas andanças por outros filmes. Tudo o que eu sabia vinha de pessoas que tinham visto o filme antes de mim e diziam: "Harry Potter e os bicho é muito bom!".

Geralmente, quando eu tenho uma expectativa muito alta de algum filme/livro, eu acabo quebrando a cara. Em Vingadores 2 - A Era de Ultron - eu esperava muito e recebi um roteiro fraco e uma história que não era digna de um filme de Vingadores. Tinha medo que minhas altas expectativas me levassem a acabar me decepcionando com o que me foi entregado.

Personagens principais


Dessa vez, porém, a Warner me surpreendeu. A história começa com Newt Scamander, um estudioso de animais que vai à Nova Iorque sob o pretexto de adquirir uma nova criatura com um famoso criador. Ele leva consigo sua mala enfeitiçada e, nela, uma coleção de criaturas mágicas.

Pouco tempo depois de colocar os pés na América, o bruxo se vê correndo atrás de um de seus animais fujões e seus caminhos se cruzam com os de um Não-Maj - Os sem-magia, o termo americano para "Trouxas" - chamado Jacob Kowalski, um trabalhador humilde de uma fábrica de enlatados que tem o sonho de abrir uma padaria e vai à um banco em busca de um empréstimo. Scamander deveria apagar a memória do Não-maj, porém, o homem é mais rápido e foge, levando sem querer a mala do bruxo.

Animais Fantásticos e Onde Habitam


Na busca por animais fujões liberados pelo Kowalski, Tina Goldstein - uma funcionária do MACUSA, o Conselho de Magia dos Estados Unidos - e sua irmã, Queenie, se juntam a aventura, que envolve muito mais do que apenas devolver as criaturas ao seu dono.


J.K. Rowling fez um trabalho sensacional com o roteiro desse filme. Com personagens adultos - nada de adolescentes escolhidos - a história se encaixa com a realidade de seus antigos leitores e também dos novos, que podem mergulhar em um novo pedaço do universo que Harry Potter trouxe às telonas.

Kowalski, um dos personagens mais cativantes
Os personagens são muito bem criados, desde um Newt apaixonado por suas criaturas, mas ao mesmo tempo tímido e destemido. Kowalski, um pobre não-maj que é arrastado para um universo que não é dele e fica fascinado com o que descobre. Tina, uma mulher séria que tenta voltar ao seu antigo cargo, e sua irmã, a doce Queenie, que tem um poder peculiar. Os quatro constroem uma amizade e fazem um belo time durante a história.

Seraphina Picquery
Seraphina Picquery.

Apesar dos personagens serem majoritariamente brancos, nós começamos a ver mais diversidade. Temos um Kowalski com seus quilinhos a mais, Tina e Queenie, que aparentam ter origens judias, e também vemos uma mulher negra como presidente do MACUSA. Seraphina Picquery, interpretada pela fantástica Carmen Ejogo, trás uma curiosidade: a personagem é canhota.

Carmen lutou para que a personagem, assim como ela, tivesse essa característica. Ser canhoto está associado com magia há séculos, principalmente com a magia negra. Há muita superstição por trás do canhotismo e a atriz quis trazer um pouco mais disso às telonas.

Animais Fantásticos e Onde Habitam


Grindewald faz uma pontinha - Sim, Johnny Depp, muito criticado pela violência contra sua ex-esposa, aparece nesse filme de forma inusitada. Veremos mais dele nos próximos, porém, pelas várias notícias de boicote por causa do ator, talvez vejamos menos do que o inicialmente pensado pela Warner. Em Animais Fantásticos, porém, é apenas o suficiente para aguçar a curiosidade do expectador.

Animais Fantásticos e Onde Habitam tem ótimos efeitos e a experiência em 3D é muito bacana. O universo já é bem imersivo, então é deveras interessante poder ver nos mínimos detalhes as novas e curiosas criaturas de Newt Scamander.


Animais Fantásticos e Onde Habitam


Nota:
Eu, como fã do universo - não me digo uma potterhead fanática, mas sim uma grande fã - adorei os personagens e a história. Quero saber mais sobre Newt e conhecer mais sobre as criaturas e a ameaça de Grindewald pelo universo nos próximos filmes. Então como veredito, deixo que o filme vale muito a pena e nos deixa com um gosto de quero mais para a continuação.

É isso, espero que tenham gostado da resenha e que possa trazer muitas mais logo!

Beijos!

Rosabelle Pride

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Widgets